terça-feira, setembro 07, 2004

SERIA SELVAGERIA NOSSA?

Como vocês viram, ocorreu aquele triste massacre no colégio russo. Não vou dicorre mais sobre isso. Mas, gostaria de falar sobre selvageria.
Dizem que violência gera mais violência. Isso é verdade. Mas também é verdade que passividade gera mais violência ainda. Durante muitos séculos, em períodos mias atrasados e bárbaros do que os nosso, nossos antepassados conseguiram deter muitas vezes a escalada de violência, através do medo e violência. Amputações, mutilações, o diabo que fosse necessário, mas funcionava. O princípio do gerenciamento do ser humano é simples, e universal, e qualquer pai é capaz de dizer (pelo menos, os pais de antigamente): sem castigos, ou ameaça de castigos, não há como educar.
O ser humano é naturalmente selvagem e desafiador de regras. Olhem para crianças brincando. Em questão de minutos, podemos dizer, facilmente quais são aquelas que possuem boa educação, que possuem rédeas e que, algum dia, terão rédeas próprias (coisa que os jovens de hoje não tem mais)
O que vejo hoje, é mais ou menos o que algum cidadão romano deve ter visto, quando das invasões bárbaras na península italiana. Fico me perguntando o que ele deve ter pensado naqueles anos, se perguntando onde estavam as gloriosas legiões romanas, que dominaram metade do mundo conhecido. Elas estavam afrouxadas pela civilização, pelo luxo, pela corrupção...Alguma semelhança?
Ai, os pedaços de Roma evoluíram pra organização feudal...Onde os poucos que tinham recursos e meios para mantê-los ( os antigos patrícios ), construíram grandes fortificações e se fecharam ali (alguma semelhança com os condomínios fechados?)
E depois, tivemos as invasões de Hunos, Mongóis, etc...Povos do leste...Alguma semelhança?
Sinto muito. Aquele discurso, de que se usarmos os métodos de nossos inimigos, nos tornaremos piores do que eles, esta certo. PRECISAMOS ser piores, para que eles nos temam...e não nos ataquem mais. Não precisamos atacá-los (entendeu Bush?), mas precisamos fazê-los nos temer.

Nenhum comentário: