quarta-feira, outubro 06, 2004

Paixões Desconhecidas

Tenho algumas paixões, sem motivo nem causa aparente. Algumas delas, as pessoas sabem, mas não conseguem imaginar o quão profundas elas são. Por exemplo, Idade Média. Adoro. Escócia então? Fiz uma viagem, completamente frustrada, diga-se de passagem, mas muito divertida, até a terra do whisky. Deu tudo errado, mas esta entre as minhas melhores recordações.

Quase uma semana, andando sozinho, de trem, pela Europa (ta, Inglaterra), apenas lendo, pensando e fumando meu cachimbo (outra paixão minha). Um tempo frio, vento, chuva, sem hospedagem, dormindo em paradas de ônibus, estações de trem, o diabo...mas uma aventura que não me sinto em nada diminuído próximo ao Amyr Klink. Apesar de minha aventura ter sido um fracasso (não consegui chegar as Highlands tão sonhadas), me senti triunfante, pois fui até lá. Fracasso seria nunca ter ido. Triunfo é poder se lembrar, e contar a aventura, mesmo frustrada. De que me adianta falar sobre uma viagem nunca feita?

Andei à noite, por ruas tão antigas, que davam lágrimas nos olhos de pensar, em quanta História, quanta dor, quanto sangue fora derramado ali. Sim, em outros lugares também.

Mas era ali que eu queria estar.

Nunca soube o porque de minha paixão pela Idade Média, ou pela Escócia.Nem o saberei. Mas existem paixões dessas, que sem motivo, nos arrebatam, e nos fazem cometer loucuras. Coisas com as quais, não temos aparente ligação nenhuma, mas não desistimos (certo Angelica-sama?)

Mas ainda não me dei por satisfeito, ainda vou voltar lá, e passear pelas suas montanhas, e sentir o vento frio, e fazer piquenique à beira de seus riachos.

Com certeza, você que esta lendo, deve ter uma antiga paixão, por algo ou algum lugar ou alguma coisa, que não tem explicação, não tem porquê. Se o tiver, não esconda isso de si mesmo(a) . Viva isso. Irá valer a pena, mesmo que você, como eu, não consiga trazer uma única foto da viagem, para mostrar a alguêm.

Nenhum comentário: